GUIA DE METODOLOGIAS E PRATICAS PARA A TRANSIÇÃO

espaço de informações sobre o encontro para sinergia e convergencia entre co-criadores e colaboradores de metodologias para a transição

DRAGON DREAMING

Como tornar realidade nossos sonhos de um novo mundo?

O Dragon Dreaming é um método que  libera a sabedoria coletiva  e promove a capacidade de adaptação permitindo que indivíduos, grupos, empresas, comunidades, ONGs e órgãos do governo se ajustem de forma criativa e positiva a situações de mudanças rápidas e potencialmente caóticas.

Aplicado há mais de 20 anos em projetos sociais, ambientais, institucionais e no planejamento estratégico participativo para projetos de desenvolvimento comunitário sustentável na Austrália, África, Papua Nova Guiné, Europa e agora no Brasil.

Como enfrentarmos a presente crise de nossa civilização suicida e redescobrirmos como escutar com gratidão nosso chamando interno pela vida? Precisamos liberar vitalmente o poder de nossa criatividade. Como maximizarmos nosso potencial criativo em uma escala nunca antes tentada? O Dragon Dreaming nos mostra um caminho.

SONHAR – PLANEJAR – REALIZAR – CELEBRAR

 

DEFINIÇÕES DE DRAGON DREAMING

por John Croft

– DEFINIÇÃO EM UMA LINHA:

Dragon Dreaming – uma forma de tornar seus sonhos realidade.

 

– DEFINIÇÕES USADAS EM WORKSHOPS:

Dragon Dreaming – uma abordagem de sistemas vivos para a construção de organizações e projetos bem sucedidos para a Grande Virada.

Dragon Dreaming – uma abordagem de sistemas vivos, baseando-se em idéias e inspirações da história, ciências, todas as culturas e tradições espirituais, que auxiliem na criação de organizações e projetos extraordinariamente bem sucedidos para a Grande Virada do mundo, saindo de uma cultura doente e sem limites de crescimento para uma cultura que sustente o desenvolvimento da vida na Terra.

 

– DEFINIÇÃO COM BASE NOS TRABALHOS DA FUNDAÇÃO GAIA:

Dragon Dreaming – uma técnica pioneira de fácil aplicação usada pela Fundação Gaia da Austrália Ocidental, a fim de cumprir seus objetivos por meio da integração.

• crescimento pessoal – o compromisso com a sua própria cura e empoderamento; • construção de comunidade – o reforço das comunidades das quais você é parte; • serviço para a Terra – o reforço do bem-estar e prosperidade de toda a vida.

Esta técnica vem sendo aplicada há mais de 25 anos e utilizada em diferentes graus em mais de 700 projetos de sucesso, e agora, está se espalhando rapidamente por todos os continentes.

 

– DEFINIÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES BUROCRÁTICAS

Dragon Dreaming – uma abordagem para o planejamento estratégico participativo e consensual de projetos e organizações na área de Comunidades para o desenvolvimento econômico ecologicamente sustentável. Esta técnica permite um feedback rápido, construindo a sabedoria coletiva e promovendo a capacidade de adaptação, permitindo que indivíduos, grupos, empresas, comunidades e órgãos do governo se ajustem de forma criativa e positiva a situações de mudança rápida e potencialmente caótica.

 

– A VERSÃO DESCRITIVA:

Dragon Dreaming – uma forma de nos conscientizar das limitações das nossas zonas de conforto pessoal e dos jogos de ganha-perde de nossa cultura dos quais fazemos parte, que nos impedem de alcançar os objetivos que buscamos para uma vida gratificante e compensadora para todos nós e para um mundo mais humanitário. Dragon Dreaming nos permite transcender esses limites através de um engajamento profundo de nós mesmos com os ambientes em que vivemos, integrando teoria e prática de uma forma eficaz que liga nossos sonhos e visões, nossos planos e ações a uma celebração genuína. Inspirado pela sabedoria indígena, que nos permite construir caminhos para um futuro sustentável o qual todos nós desejamos.

Para tornar seus sonhos realidade você deve ter um sonho e, então, construir um projeto em torno de seu sonho. Pesquisas mostram que noventa por cento dos projetos param na fase do sonhar. Isso geralmente acontece porque as pessoas não compartilham seus sonhos. Assim, a primeira tarefa para tornar o seu sonho realidade é compartilhá-lo de tal forma que você construa uma equipe de sonho em torno de seu sonho. Se você conseguir fazer isso, a segunda etapa é criar um plano. Mas dentro do planejamento hierárquico convencional, 90% dos projetos falham em seguir o plano. Este tipo de planejamento convencional apenas cria dois grupos de pessoas: os que não estão realmente comprometidos com o projeto, e os que culpam o outro quando os problemas aparecem. Assim, quem planejou o projeto – os planejadores que estão no controle – culpam as pessoas que estão realizando o projeto – os realizadores , e por outro lado os realizadores  culpam os planejadores por terem planejado algo totalmente fora da realidade. Para tornar seus sonhos realidade você precisa integrar o planejamento e a realização, criando um projeto em que ambos os grupos estão comprometidos e apoiando uns aos outros. Ainda assim, pesquisas mostraram que 90% dos projetos normalmente duram no máximo até 3 anos. Isso geralmente acontece porque os envolvidos ficam totalmente exauridos, necessitando seguir em frente, ou os seus interesses mudam. Isto é porque as pessoas deixam de fora o quarto passo, que é o da celebração genuína. Este é o caminho para evitar que as pessoas se desgastem, conectado o estágio do realizar ao sonho coletivo.

Contudo, podemos notar através de estatísticas que só um em mil sonhos normalmente se torna realidade. Este é um enorme desperdício de sonhos, e a maioria das pessoas sabe disso, por isso é que desiste de seus sonhos. Começa-se então a barganha, se contentam em ser o segundo melhor, desistem de realmente viver e passam a sobreviver. As pessoas passam a acreditar que estão erradas, ou que não são boas o suficiente, aceitando os julgamentos alheios de desempoderamento, participando do jogo do ganha-perde imposto pela nossa sociedade hierárquica atual.

Dragon Dreaming reconhece que estas quatro etapas – Sonhar, Planejar, Realizar e Celebrar – representam um conjunto de quatro tipos de habilidades, geralmente quatro tipos diferentes de personalidades que você precisa para que seus projetos se tornem realidade. Mas há um problema. Se você é um realizador que gosta de realizar as coisas, a sua maior frustração é ter que trabalhar com os sonhadores. E se você é um planejador, você considera os celebradores caóticos e desorganizados, querendo gratificação imediata, por outro lado os celebradores acham que os planejadores são perfeccionistas e chatos. Porém, para tornar seu sonho realidade, você precisará de todos os quatro tipos de pessoas e por isso, se você tem uma equipe equilibrada em seu projeto, provavelmente você terá muitos conflitos. Dragon Dreaming descobriu que a melhor maneira de lidar com estes conflitos é fazer de seu projeto um jogo. Fazer com que sua equipe entre no jogo e quando o jogo terminar seu projeto estará em funcionamento e extraordinariamente bem sucedido.

 

Com o Dragon Dreaming você pode realizar cem por cento de seus sonhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: